E como se livrar do sedentarismo
É praticamente um consenso que a prática regular do esporte, seja ele qual for, traz benefícios de longo prazo, tanto física quanto mentalmente. A questão aqui é se estamos dispostos a incluir os esportes na nossa rotina. No início pode ser um desafio, mas com o tempo, torna-se um estilo de vida.
Mas objetivamente, quais são os benefícios dos esportes na nossa vida?
Vamos responder a esta pergunta neste artigo, bem como dar vários motivos para você se livrar do sedentarismo.
O esporte é uma prática largamente recomendada por profissionais da saúde para pessoas dos mais variados perfis. Não importa seu porte físico, estilo de vida – mais ativo ou sedentário – ou a condição física, sempre há alguma atividade possível, em menor ou maior grau de esforço.
Mais de 40% dos brasileiros são considerados sedentários
Já que tocamos na questão do sedentarismo, vamos analisar algumas características deste que é o modo de levar a vida de muitos brasileiros.
Para começar, o sedentarismo pode ser entendido como a falta de atividades físicas, um estilo de vida mais “parado”, passivo, que dá preferência aos hobbies que tendem a não exigir esforço físico, ou esforço insuficiente para manter a saúde.
E este modo de encarar a saúde é uma dura realidade brasileira. Segundo dados do IBGE, cerca de 40,3% dos brasileiros com mais de 18 anos não praticam atividades físicas, ou sua prática é insuficiente, insatisfatória.
Somos considerados fisicamente ativos quando praticamos atividades por, no mínimo, 75 ou 150 minutos por semana, dependendo do grau de dificuldade (se a atividade é considerada moderada ou vigorosa).
Outros fatores, além do sedentarismo
Existem outros fatores que potencializam os efeitos do sedentarismo e podem trazer sérios riscos para a saúde. A ingestão de bebida alcoólica em excesso, por exemplo, o tabaco e seus efeitos nocivos, a alimentação de baixa qualidade e voltada para os alimentos ultraprocessados, entre outros.
São fatores como esses que aumentam os riscos de doenças cardiovasculares, o risco de câncer, diabetes tipo 2, entre outros problemas de saúde.
A saúde mental também sofre
Os efeitos nocivos do sedentarismo vão muito além do quesito físico, atingem também a saúde mental.
Já estamos cercados por fatores de estímulo em nosso dia a dia que podem ter um impacto negativo em nossa saúde. O estresse no trabalho, no trânsito, um ambiente ou cidade que não contribuem para a qualidade de vida, enfim, há uma gama de possíveis causas de descontentamento que podem interferir na nossa “potência” de agir. Aliar estes fatores ao sedentarismo não é uma boa ideia.
A boa notícia é que a prática esportiva contribui até para o que não podemos enxergar, a saúde mental, graças a uma substância chamada endorfina.
Talvez você já tenha ouvido falar sobre a endorfina, chamada de “hormônio da alegria”, por bons motivos. A endorfina é uma das substâncias liberadas pelo corpo durante as atividades físicas e seu efeito é imediato: proporciona uma sensação de relaxamento, de prazer, consequentemente melhorando o humor e amenizando os aspectos não tão prazerosos da rotina ou do ambiente em que se vive.
Melhorando a qualidade de vida
Caso o seu estilo de vida esteja um pouco sedentário, pode ficar tranquilo. Mudar esse estilo é mais fácil do que parece e pode ser iniciado de uma maneira leve. Basta compreender seus benefícios e manter uma dose de disciplina.
A primeira coisa que vem à mente quando falamos em qualidade de vida, esportes e atividade física são seus efeitos físicos, em geral fáceis de serem percebidos. Mas já vimos que a prática esportiva interfere tanto no aspecto físico quanto no mental, por isso a importância de incluí-la na sua vida.
Você pode começar a repensar como leva a sua saúde adotando algumas práticas que o colocarão em um estado mental muito mais vantajoso. Confira estas dicas:
- Reserve um tempo na sua rotina para aproveitar a companhia das pessoas que gosta.
- Desconecte-se dos eletrônicos por um momento. Desacelerar do ritmo do mundo moderno é uma boa pedida.
- Faça o que te faz bem. Comece a praticar as atividades que gosta, que dão prazer em pequenos momentos e que, muitas vezes, passam despercebidas. Ler um bom livro, passear com seu cão, são bons exemplos.
- Tente se conectar mais com a natureza. Todos temos um parque ou uma praça próximo de casa. Quantas vezes você já fez uma caminhada neles?
Da rotina para o esporte
A partir do momento em que estamos mais dispostos a encarar um esporte pra valer, fica mais fácil optar pela modalidade que melhor atenda às suas expectativas, e que faça sentido de acordo com seu estilo.
Alguns esportes são mais populares, outros nem tanto. O importante é praticar o que mais te agrada. Vamos analisar alguns esportes:
Futebol
Talvez o mais popular dos esportes aqui no Brasil, o futebol proporciona benefícios como concentração, trabalho em equipe, bom condicionamento físico, trabalha diversos músculos e pode ser praticado semanalmente sem grandes dificuldades, basta encontrar o seu time.
Academia
A academia é uma ambiente que pode reunir diversas modalidades de exercícios, desde uma luta específica até levantamento de peso, exercícios para o condicionamento físico ou perda de peso, dança, entre outros. São muitas opções e você pode escolher de acordo com o que desejar e for mais adequado para a saúde.
Natação
Embora não tão acessível quanto a prática de outros esportes, a natação proporciona uma série de benefícios e é recomendada para uma faixa etária muito ampla, por ser uma modalidade sem impacto. Através da natação, estimula-se a perda de peso, é possível trabalhar e fortalecer (sem impacto) as articulações, diminuir o estresse, e muitas outras vantagens.
Ciclismo
O ciclismo é uma ótima modalidade para incorporarmos à rotina. Além dos benefícios para a saúde, é um esporte com efeitos na mobilidade urbana em geral, e pode ser muito prático no dia a dia. Os benefícios que sua bike pode proporcionar incluem o bom condicionamento físico, alto gasto calórico, trabalha diversos grupos de músculos ao mesmo tempo e, assim como os demais esportes, é capaz de reduzir o estresse e aumentar a resistência muscular, entre outras vantagens.
*
Então, vamos incluir o esporte na sua rotina? Pudemos verificar neste artigo que o cuidado com nossa saúde é urgente, e não é necessário ser um atleta de alto desempenho para iniciar nos esportes. Basta um pouco de disciplina, persistência e orientação profissional.
Conheça a Altiva Esportes para ganhar uma vida mais saudável!